segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Resumo do que foi lido até agora..

O significado da palavra semiótica já traz "transtornos". Uma pessoa que ouve esta palavra pela primeira vez imagina para o significado coisas completamente equivocadas. Mas para nós, tomemos semiótica como o significado dos signos.
E signo, o que seria? Talvez signos sejam os elementos de uma linguagem.
A semiótica é uma ciência e ela investiga todas as linguagens possíveis, estuda os fenômenos, seus sentidos e significados.
O homem que dedicou sua vida a estudar, entender e apreciar a semiótica foi Charles Sanders Pierce. Pierce afirmou que a semiótica nasceu em vários lugares diferentes do mundo, mas quase sincronizados no tempo.
Pierce era um cientista acima de tudo. Ele era químico, matemático, físico e astrônomo. Estudou também Metereologia, Espectroscopia e Geodésia.
Na área das ciências culturais, estudou também sobre Linguística, Filologia e História. Além de também estudar Lógica.
Pierce passou trinta anos de sua vida estudando incansávelmente. Publicou mais de 80000 manuscritos e 12000 páginas, enquanto vivo.
Pierce classifica as ciências em três tipos: a)Ciências da descoberta, b)Ciências da digestão e c)Ciências aplicadas.
Pierce se denominava idealista objetivo. Ele afirmava que o universo estava em expansão e que esta se dava na cabeça dos homens.
Durante os trinta anos de estudo de Pierce, ele construiu uma arquitetura teórica, mas esta só foi dividida e classificada assim ao final destes trinta anos. O autor nem acreditava se isto realmente aconteceria. Só após isso, seus trabalhos foram reconhecidos.
A arquitetura de Pierce se divide da forma que segue: I. Fenomenologia, II. Ciências Normáticas e III.Metafísica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário