quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O que é Semiótica?

A Semiótica é uma ciência relativamente nova. Estuda os Signos e como se relacionam. Tem diversas aplicações, uma das quais é servir como ferramenta para o estudo de Comunicação e de Linguística.

Teve suas bases lançadas entre o final do século XIX e o início do século XX. Os princípios fundamentais foram estabelecidos por dois cientistas: o americano Charles S. Peirce e o suíço Ferdinand de Saussure. O trabalho de Peirce tem uma forte tonalidade filosófica. Saussure aborda mais a Linguística. Um jamais conheceu o trabalho do outro. Nenhum dos dois publicou suas teorias de forma completa em vida. Atualmente existe um grande esforço para formalizar, completar e desenvolver essas teorias.

Dada a sua natureza, a Semiótica é muito útil no estudo de qualquer fenônemo relacionado à transmissão e retenção de informação: a Linguagem, as Artes, a própria Comunicação.

Acreditamos que a Semiotica tem uma grande aplicação prática no desenvolvimento de sistemas pois lança uma nova maneira de abordar problemas complexos, e muitos de nossos produtos são baseados em componentes construídos a partir dos conceitos dessa ciência.


Fonte:http://www.semiotic.com.br/conceito/semiotica.htm



Símbolo significante:


Este é o símbolo principal da Vaquejada de Itapebussu.
Ele possui uma significado muito grande pra mim pois eu conheci muitos dos meus amigos na cidade de Itapebussu. Por eu morar em Fortaleza, só vejo meus amigos quando vou à Itapebussu e eu só visito esta cidade em setembro, mês que acontece a vaquejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário