domingo, 2 de maio de 2010

Quinto Post - Making-of

Making-of
Como se pode perceber, a imagem do wallpaper que me inspirou tem o detalhe de ser escura, “noturna”, sei que sou capaz de “anoitecer” uma fotografia, mas como eu bati a foto depois da aula, estava de noite, então aproveitei. Claro que foram tiradas várias fotos, e eu escolhi a melhor, mais nítida. Fiz apenas alguns ajustes usando Images>Adjustments>Curves.
Abri um novo arquivo, configurei o tamanho dele em 1600x1200, importei a imagem da reitoria para esse arquivo com o uso da ferramenta Move e ajustei-a com o Free Transform, sempre organizando tudo em camadas distintas.
Pesquisei no Google uma imagem de céu escuro,link: http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/126779_Papel-de-Parede-Ceu-escuro_1680x1050.jpg.Salvei-a e voltei ao Photoshop. Fui à camada da imagem da Reitoria, retirei a parte de cima, um suposto céu que não aparecia por conta da noite com a ferramenta Quick Selection, às vezes utilizando o alt e o shift para ajustes, apaguei esse céu e puxei a imagem do outro céu (o escuro) com a ferramenta Move, criando assim, uma nova camada, que foi renomeada, e ajeitei-a com o Free Transform para aparecer somente as nuvens. Puxei a camada do céu para baixo da camada da Reitoria para que o céu aparecesse no lugar correto.
Novamente no Google, peguei uma imagem de uma lua com o fundo preto pra facilitar o trabalho,link: http://thejackdesigner.files.wordpress.com/2009/01/lua-2.jpg. Retirei o fundo da lua e arrastei-a com a ferramenta Move para o arquivo, criando outra vez uma nova camada, renomeada. Fiz os ajustes necessários com o Free Transform e posicionei-a melhor com a ferramenta Move.
Note que na imagem “inspiradora” existem alguns raios, uma maneira super fácil de criar raios na imagem é usando Brushes, por isso, pesquisei no Google e encontrei o site http://mataleonebr.blogspot.com/2008/07/brushes-especiais-raios.html e baixei os raios do primeiro link que estava à disposição http://fc02.deviantart.net/fs15/f/2007/053/4/5/Lightning_Brushes_by_Scully7491.zip. Como o arquivo estava compactado, descompactei-o e instalei o Brush, Para instalar um Brush é preciso apenas colar o arquivo na pasta ‘Brushe’, você vai encontrá-la no endereço Adobe>Adobe Photoshop CS4>Presets>Brushes. Não tive nenhum tipo de problema de compatibilidade, pois na pesquisa especifiquei que o Brush deveria ser compatível com minha versão de Photoshop. Depois de instalado o Brush é preciso fechar e abrir novamente o programa para que seja feita uma atualização e o programa perceba que foi instalado, no caso, um novo Brush. Obviamente, antes de fechar o programa, salvei meu arquivo no formato PSD.
Reabri o Photoshop, e também a imagem, selecionei a camada do céu (a camada da lua também serviria para esse propósito), cliquei na ferramenta Brush e selecionei os Brushes dos raios, escolhi alguns e fui clicando e criando os raios, ajustando sempre os tamanhos conforme fosse mais conveniente.
Com a ajuda do Google, também baixei a fonte do “PlayStation”, link do site: http://www.typenow.net , link da fonte baixada: http://www.typenow.net/files/Z/zrnic.zip. Instalei a fonte, a pasta fica no endereço Computador>Disco Local(C:)>Windows>Fonts (o que pode mudar em outras máquinas é o Disco Local, depende da configuração),Também basta colar o arquivo na pasta para instalar.
Reiniciei novamente o Photoshop, sempre salvando o arquivo. Criei uma nova camada, usando a ferramenta Rectangular Marquee selecionei um retângulo na parte de baixo da imagem, usei a ferramenta Paint Bucket para pintar o retângulo de preto. Com a ferramenta Horizontal Type, criei o texto “PlayStation” e posicionei-o sobre o retângulo preto, mudei a cor da fonte para branca e o tamanho para 160. Para ter o símbolo ‘TM’, fui até a minha Área de Trabalho, cliquei com o botão direito e fui em Personalizar>Proteção de Tela>Texto 3D>Configurações e onde tinha escrito “Microsoft TM”, copiei somente o ‘TM’ e fechei a janela. Voltei ao Photoshop, novamente com a ferramenta Horizontal Type, crei um novo texto apenas com o ‘TM’, mudei a cor para branca, o tamanho para 150 e posicionei o texto corretamente.
Em alguns momentos para melhor visualização de alguns efeitos ou ações, usei a opção de “esconder” a camada. No famoso “olhinho”.
Para colocar a logomarca do PlayStation, pesquisei no Google e consegui a imagem do seguinte link: http://playstationlifestyle.net/wp-content/uploads/2009/08/playstation-logo.png. Abri a imagem no Photoshop, puxei com a ferramenta Move para a imagem principal, ajustei o tamanho para que não ficasse repetitivo aparecer o nome “PlayStation”duas vezes e puxei essa camada, que já foi renomeada, para cima da camada do retângulo preto, para que ela pudesse aparecer. Com a ajuda do zoom e da ferramenta Magic Wand, retirei o fundo da imagem para que o tom do preto fosse o mesmo.
Criei uma nova camada, com a ferramenta Rectangular Marquee abri um retângulo pequeno, pintei-o de branco com a ferramenta Paint Bucket, cliquei na ferramenta Horizontal Type, com a fonte “Franklin Gothic Demi Cond”,na cor preta, escrevi a sigla “PAL” e posicionei o texto adequadamente. Por fim, selecionei a camada do retângulo branco e desse último texto, cliquei com o botão direito e selecionei a opção Merge Layers para que elas “virassem” uma única camada e consequentemente ficasse melhor a movimentação.
Para conseguir a logomarca da Eidos, recorri mais uma vez ao Google, e consegui a imagem que está nesse link: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8e/Eidos_logo.jpg. Abri-a no Photoshop, apaguei a parte preta da imagem com a ferramenta Magic Wand, trouxe-a para a imagem principal com a ferramenta Movee, criando assim uma nova camada que foi renomeada. Posicionei a logomarca na parte superior da imagem, no canto. Também ajustei seu tamanho. Como a imagem estava um pouco apagada, resolvi colocar uma sombra nela. Cliquei duas vezes sobre a camada da Eidos, fui na opção Drop Shadow, pus a opacidade em 100% e o ângulo em 60 graus. Finalizando, apliquei mais um pouco de Brush de raios sobre a logomarca.
Notei que o nome da Universidade estava um pouco apagado por conta da sombra natural da figura, daí cliquei na camada da reitoria e com a ferramenta Rectangular Marquee fiz um retângulo sobre o nome “Universidade do Ceará”, cliquei em Image>Adjustments>Curves e deixei essa parte mais clara, também o fiz para dar maior ênfase ao nome da Universidade.
A logomarca da Crystal Dynamics, eu consegui neste endereço: http://www.mobygames.com/images/i/25/05/449355.png. Abri-a com o Photoshop, e fiz o mesmos passos da logomarca da Eidos, exceto os efeitos que foram os Inner Glow e o Bevel and Emboss.
Para a imagem da censura, peguei a imagem de um jogo qualquer com o mesmo valor de censura o jogo Tomb Raider, 16 anos, abri-a com o Photoshop, usei a ferramenta Crop e retirei apenas o ícone. Usei a ferramenta Move para puxá-la para a imagem principal e posicionei-a. Não houve necessidade de mexer no tamanho. Link: http://www.ubi.com/resources/binary/351/87987.jpg
Criei uma nova camada, com a ferramenta Rectangular Marquee fiz uma “listrinha” para separar a imagem das marcas e pintei essa seleção de cinza com a ferramenta Paint Bucket.
Tratamento das personagens: As fotos foram tiradas em um local onde o fundo era da mesma tonalidade de cor ou onde fosse fácil excluir o fundo da imagem, afinal o que importava era a personagem. Usei luvas de malhação, short escuro, blusa e mochila preta, alem da trança, típica da personagem Lara Croft. Utilizei a ferramenta Brush juntamente com a Edit in Quick Mask Mode. Primeiro selecionei o fundo, modificando sempre o tamanho do pincel, usando também a ferramenta Zoom para que a seleção fosse a melhor possível. Depois de o fundo selecionado clico novamente na ferramenta in Quick Mask Mode para mostrar a parte selecionada, daí apertei ctrl+shift+i para inverter a seleção. Por fim usei a ferramenta Move para levar a seleção para a imagem principal e a ferramenta Free Transform para modificar a imagem do melhor modo possível. Idem para a segunda personagem. Lembrando que tudo está sendo separado em camadas distintas para organização.
Nome do jogo: Por falta (ou excesso, quem sabe!) de criatividade nomeei o jogo de “UFC RAIDER” e também pus os nomes das personagens de “CAROL CROFT”. A fonte utilizada foi baixada pelo seguinte endereço: http://www.typenow.net/files/themed/tombraider.zip. Os efeitos para o nome das personagens foram: Drop Shadow(opacidade 75%, ângulo 170 graus), Inner Shadow(opacidade 75%, ângulo 170 graus), Outer Glow(opacidade 75% e noise 0%) e Stroke, para o nome do jogo: Drop Shadow, Inner Shadow, Gradient Overlay e Stroke(todos com os mesmos valores dos anteriores).
Para finalizar, falta o efeito de chuva. Nosso amigo Google me ajudou a encontrar esse ótimo tutorial: http://www.upmasters.com/forum/index.php?showtopic=3851. Procurei, encontrei e testei muitos tutoriais, mas somente esse me deu o resultado que eu queria. Não achei necessário segui-lo exatamente como ele ensina, fiz uns poucos ajustes.
Primeiramente salvei a imagem que eu já tinha (sem a chuva) em JPEG, para ficar mais fácil modificá-la. Utilizei a ferramenta Rectangular Marquee para ter o cuidado de “não chover” sobre as marcas na parte de baixo da imagem. Segui o tutorial. Salvei novamente em PSD(com a chuva) e ,finalmente, em JPEG.
O resultado final vem no próximo post.
Tamanho da imagem: 5,49MP; 1,22MB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário